Técnicas de Composição – precisa de dicas?

Nos meus estudos sobre fotografia comprei alguns livros e manuais que me ajudam a entender melhor esta arte.

Em um deles estudei bastante sobre a composição das fotos – um dos itens mais importantes para conseguir grandes imagens. Claro que existem técnicas e dicas mais conhecidas, como a regra das linhas, a regra dos terços e pontos de ouro  etc.

fotografia: Art Wolfe

É importante conhecer e estudar bem cada uma para poder tirar proveito delas na hora de compor sua imagem e registrar o momento. Mas existem algumas dicas que ajudam bastante no momento em que está olhando pelo visor da câmera, pronto para apertar o botão e congelar a imagem no tempo. Vamos a elas:

1. Plano de fundo: quando enquadrar uma foto, preste muita atenção ao plano de fundo. Um bom fundo pode melhorar o assunto e enfatizar suas características ou pode transformá-lo, tirando o foco do que é importante. Prefira sempre fundos neutros ou desfocados quando o 1º plano for mais importante.

2. Detenha-se no SIMPLES: as composições mais fortes são as que passam a mensagem rapidamente.

3. Personalize: pergunte-se o que o levou a apontar a câmera para aquele lugar/pessoa e atente-se ao que é relevante… assim você estará contando algo com a imagem e não apenas registrando.

4. Observe o recorte: quando fotografar pessoas nunca corte a imagem nos joelhos ou tornozelos. Assim como ao fotografar paisagens procure equilíbrio nas linhas e nunca fotografe com a mesma proporção de céu e terra (ouse!).

5. Números são importantes: quantidade ímpar é visualmente mais interessante do que par. Triângulos são mais dinâmicos que quadrados ou retângulos… o 3 é um número mágico na fotografia!

6. Eleve seus objetivos: ao acordar pela manhã acredite que as suas fotos de hoje serão as melhores que já tirou. Busque sempre seu melhor, todos os dias!

7. Estude os mestre: reserve sempre um tempo para a contemplação da arte da fotografia visitando os mestres: Art Wolfe, Ernst Haas e William Albert Allard são mestre da composição fotográfica. Se quer melhorar sua fotografia neste aspecto, visite suas galerias e aprenda… Outra boa forma de aprender bastante é visitar sites especializados em fotografia e conhecer o trabalho de outros fotógrafos. APRENDER SEMPRE é essencial!

fotografia: Art Wolfe

8. Evite clichês: imitar fotos é importante para o aprendizado, mas não se contente com isso. Sempre tente usar tratamentos novos, lentes diferentes e ousar nos pontos de vista. Procure criar fotos mais artísticas do que as que produzia ontem.

9. Faça muitas fotos: sua primeira foto raramente será a melhor. E como hoje em dia podemos nos dar ao luxo de fotografar até completar o cartão de memória, não economize! Teste os enquadramentos, as linhas e o assunto de diversas maneiras, observe e tente, tente, tente…

10. Sempre carregue uma câmera: quanto mais você fotografar, mais ficará familiarizado com seu equipamento e com os resultados obtidos. A experiência é muito importante no aprendizado. Se não puder carregar seu equipamento profissional para todos os lugares, não abra mão de uma câmera compacta, que poderá oferecer outras possibilidades de registro e novas experiências.

Baseado no guia: A técnica fotográfica, Editora Europa.

Bons cliques!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s