Efeito de fundo desfocado na fotografia

Uma das coisas que me fez partir para fotografia profissional foi o efeito de fundo desfocado nas fotos… sempre amei este efeito!

Aquelas fotos em que somente o assunto principal aparece em foco e o restante da foto com a aparência borrada sempre foi minha paixão!! E como conseguir este efeito? Claro que se você possuir uma câmera compacta e automática dificilmente conseguirá obter um efeito satisfatório, pois nas automáticas a programação busca sempre um foco infinito e não é possível alterar configurações básicas.

Já se você possuir uma câmra SLR poderá praticar este efeito e terá bons resultados, com certeza.

foto com efeito de fundo desfocado

No blog “Dicas de Fotografia” Claudia explica como utilizar a distância focal e a abertura do diafragma para obter este efeito. Replico abaixo suas observações:

1. Distância focal

Quanto maior a distância focal de uma lente, ou seja, quanto menor o ângulo que a lente alcança, menor será a profundidade de campo. Isso faz com que focalizar no nosso assunto com uma grande angular produza menos desfoque do que focalizar nosso assunto com uma teleobjetiva.

2. Distância entre assunto e lente

Quanto mais próximos estamos do assunto fotografado menor será a profundidade de campo. É por isso que macrofotografia tem um DOF muito curto: estamos super perto do assunto. Quanto mais próximo você estiver do assunto, mais desfocado ficará o fundo.

3. Abertura de diafragma

A abertura do diafragma também é um ponto super importante na hora de desfocar o fundo. Se estivermos usando uma abertura de f/1.4 o fundo ficará muito mais desfocado do que se estivermos usando uma abertura de f/11. É claro que só ficará em foco o assunto aonde estamos focando, sempre. A diferença é que com uma abertura maior o fundo irá ficar mais embaçado ainda do que usando uma abertura menor.

4. Distância entre assunto e fundo

Naturalmente a distância entre o assunto e o fundo também faz uma grande diferença. Quanto mais longe o fundo estiver das áreas aceitáveis de foco da profundidade de campo mais desfocado ele ficará!

É sempre bom ressaltar que hoje em dia tudo é possível na pós-produção, utilizando programas como Photoshop e outros… porém, conseguir uma boa foto na hora do clique oferece um prazer muito maior (além de resultados melhores e menos trabalho, é claro).

Bons cliques!

Anúncios

2 respostas em “Efeito de fundo desfocado na fotografia

  1. Só uma sugestão: Quem lê a frase: “Quanto maior a distância focal de uma lente, ou seja, quanto menor o ângulo que a lente alcança, menor será a distância focal” pode ficar confuso. Assim sugiro : Quanto maior a distância focal de uma lente, ou seja, quanto menor o ângulo que a lente alcança, menor será a profundidade de campo. Agora não tem como confundir. É so uma sugestão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s