Como fazer uma busca de fotos no Flickr??

Encontrei este post publicado por Marina Santa Helena e gostei muito… aproveito para postar  aqui. E convido para que visitem minha página no Flickr… ultimamente anda meio abandonada, mas sempre tento compartilhar com meus amigos boas fotos neste maravilhoso universo da fotografia…

“Sabe quando você PRECISA encontrar uma imagem que só existe na sua cabeça? Tipos…você sabe a cor que ela tem que ter, sabe mais ou menos a temática, mas não seria capaz de descrevê-la em uma simples busca no Google ou no próprio Flickr. Pois é disso que vamos falar hoje.

Então tá, o Flickr tá aí cheio de imagens para quem ama fotografia, quer conhecer o trabalho de novos artistas ou mesmo se você quiser só guardar aquelas suas fotos pessoais. Mas muita gente não sabe como fazer buscas mais eficientes por ali, por isso vou indicar três ferramentas que podem te ajudar muito a encontrar aquelas imagens dos sonhos.

Compfight

É a ferramenta mais simples, mas que mais amo. Faz o serviço de busca por palavras-chave. Por exemplo, você que achar imagens de flores, digita lá que vão aparecer centenas, milhares, milhões delas. E dá para configurar para ver apenas imagens com Creative Commons, isso significa que você pode usá-las em seus trabalhos (desde que dê créditos ao autor).

Alguém aí na multidão provavelmente vai gritar: “Tá mas qual a diferença entre o Compfight e a busca normal do Flickr?”.

Bom, a principal é que o Compfight é LINDO! Vocês provavelmente vão rir da minha cara, mas acho que é uma ferramenta elegante, que organiza as imagens de uma maneira simples e clara. Dá uma felicidade secreta de ver aquele monte de foto (com o mesmo tema) surgindo ali na sua tela.

Aliás isso me lembra que outra vantagem do Compfight é mostrar mais imagens ao mesmo tempo que a busca normal do Flickr, são centenas delas ao mesmo tempo. Ou seja, você não precisa mudar de página muitas vezes nem para ver as imagens, nem para configurar a busca.

Multicolr Search Lab

Digamos que deu um branco total na sua cabeça e você não consegue pensar em nenhuma palavra-chave para jogar no Compfight e achar aqueeela foto. Mas sabe que queria uma imagem assim meio azul, meio roxa, meio amarela…para combinar com o tema da sua apresentação em Powerpoint.

Não se desespere, querido amigo, o Multicolr Search Lab tá aí para salvar a sua vida. Basta entrar lá e selecionar até 10 cores, que em alguns segundos a mágica acontece a vão aparecer centenas de imagens com as cores certas. A vantagem é que todas as fotos que aparecem lá estão com Creative Commons. Legal, né?

Retrievr

Tá, o problema agora chegou a um nível hardcore: você está trabalhando por doze horas seguidas, tomou 2 litros de café e o cérebro tá falhando. Tudo bem, eu já passei por isso.

Nessas horas, você não sabe que palavra-chave usar no Compfight, nem mesmo tem idéia de que cor selecionar no Multicolr Search Lab. Mas ainda assim você PRECISA achar aquela imagem foda para usar na apresentação, no trabalho da escola ou na matéria que está escrevendo. OK, vamos lá.

Certamente você já ouviu a frase “Entendeu ou quer que eu desenhe?”, né? Pois aqui, como já não estamos entendendo mais nada, vamos desenhar. O Retrievr te permite fazer um desenho tosco, tipo do paintbrush, e busca imagens relacionadas aos traços. Se você for menos tosco, dá pra subir uma foto do seu computador ou mandar o link de uma imagem que queira referenciar lá. O Retrievr reconhece as formas e as cores da imagem e consegue buscar outras que estejam relacionadas a ela. O único cuidado a se tomar é que nem todas as imagens têm Creative Commons, então, nada de sair roubando todas que aparecem por lá.”

Bons cliques!

Deixe um comentário