Dicas de fotografia: Retratos

Andei lendo um bocado, pela internet e em revista de fotografia, sobre fazer retratos. Alguns podem achar que este tema é simples e não exige muito preparo… ledo engano!

Encontrei um site com dicas fáceis e preciosas e vou repassá-las aqui, para aqueles que gostam de aprender, sempre. Os três tipos gerais de retratos são: close-up, fotos da parte superior do corpo e retratos que envolvem o meio (onde você foca tanto a pessoa quanto o meio onde ela vive, resumindo o seu caráter e personalidade).

Vamos falar de CLOSE-UP

Uma das coisas que mais importantes na hora de retratar alguém é a capacidade que temos para captar a expressão desta pessoa, e os close-ups são a melhor opção. Normalmente enquadram os ombros e a cabeça da pessoa. O erro mais comum cometido pelo fotógrafo é ele não estar próximo o suficiente ao assunto. Em alguns casos, isso significa que o fotografado, o centro de interesse, se torna muito pequeno para ter algum impacto.

É muito importante que a luz incida com um bom ângulo neste tipo de foto. Se você quiser acentuar as rugas ou pequenos detalhes de uma pessoa mais velha, a luz deve ser lateral, criando o volume. Se quiser o contrário, pode tirar fotos em dias nublados, quando a luz é difusa, e por isto não há incidência de sombras.

Os olhos de uma pessoa são o elemento chave de um retrato, e devem ser o papel central (exceto em determinadas situações em que desejamos chamar a atenção para outras regiões). Eles representam o foco de maior impacto visual.

Ao se fotografar sob a luz do sol, é muito importante o uso do flash para preencher as regiões de sombra, principalmente no rosto. Esta simples técnica, chamada “flash de preenchimento”, pode salvar a imagem.

Close-up de crianças e animais

Evite tirar retratos de crianças e animais enquadrando-os de cima para baixo. Para fotografá-los, tente se agachar, e fotografe com a câmera à altura de seus olhos.

Bons cliques!

Fonte: Fotografia Online.xpg